Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

livros

Comunicação Organizacional e Relações PúblicasNovos livros são lançados no Brasil
Planejamento de relações públicas na

comunicação integrada



Margarida M. Krohling kunsch

São Paulo: Summus, 2003

ISBN: 853230263 - 7



Esta obra traz conceitos fundamentais sobre organizações, comunicação organizacional, integração da comunicação, planejamento estratégico e planejamento da comunicação e de relações públicas. Procura ser eminentemente prática ao apresentar as principais técnicas da arte de elaborar planos, projetos e programas de comunicação. Ela busca absorver conhecimentos acumulados pela administração, aplicando-os à comunicação organizacional. E demonstra que os profissionais de relações públicas, como gestores dessa comunicação, devem adotar métodos científicos, agregando valor às suas atividades e contribuindo para que as organizações assumam sua responsabilidade corporativa.
Em sua quarta edição, revista, atualizada e ampliada, Planejamento de relações públicas na comunicação integrada pode, na verdade, ser considerada uma obra nova. As mudanças efetuadas na estruturação e no conteúdo da versão original foram substanciais, incorporando as contribuições de uma rica bibliografia produzida nas duas últimas décadas.





Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa



Wilson da Costa Bueno.

São Paulo: Manole, 2002

ISBN: 85-204-1482-6

382 páginas




O livro Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa, do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno, editado pela Manole, reúne ensaios, pesquisas inéditas e um elenco diversificado de fontes (bibliografia e sites) sobre 30 sub-temas de Comunicação Empresarial . O sumário e a introdução da obra podem ser consultados no site da Editora (http://manole.locaweb.com.br/livros.php?id=1070).

Wilson da Costa é jornalista, professor do Programa de Pós-Graduação da UMESP e professor de Jornalismo da ECA/USP. Tem mestrado e doutorado em Comunicação pela USP e especialização em Comunicação Rural e em Jornalismo Científico. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa. Editor de 3 sites temáticos em Comunicação (Jornalismo Científico, Comunicação Empresarial e Comunicação em Agribusiness e Meio Ambiente).







Relações Públicas - processo, funções, tecnologia e estratégia



Waldyr Gutierrez Fortes.

São Paulo: Summus, 2003.

ISBN: 85-323-0775-2

400 páginas




Este livro é composto de material didático elaborado com a finalidade de sistematizar o estudo básico de Relações Públicas. Seu objetivo primordial é apresentar conteúdos de forma integrada, desenvolvendo um amplo painel de possibilidades e explorando em profundidade uma série de conhecimentos fundamentais. A obra se destina a estudantes das diversas áreas que envolvam o ensino de Relações Públicas, bem como profissionais interessados em se atualizar.




Tratado de comunicação: organizacional e política


Gaudêncio Torquato

São Paulo: Thomson Pioneira 2002.

ISBN: 85-221-0272-4

302 páginas



Reúne conceitos, técnicas, casos, projetos, orientação e consultoria em todos os campos da comunicação. Abrange a comunicação em organizações privadas e públicas, enfocando do marketing pessoal ao político. Ao lado da informação teórica, a obra apresenta um refencial prático para a utilização profissional, tanto na área privada como na pública, bem como em campanhas eleitorais.






Marketing Cultural - das práticas à teoria



Manoel Marcondes Machado Neto.

Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.

ISBN: 85-7393-107-8

213 páginas + anexos



O livro aborda Marketing Cultural como sendo a expressão usada no Brasil para uma prática empresarial inserida na política de comunicação institucional, ou seja, trata-se de uma ferramenta eficaz de relações públicas. O trabalho repassa a literatura que fundamenta o Marketing Cultural como um novo conceito de marketing, cria uma classificação em modalidades conforme o fato (ou locus) gerador, faz estudos de caso, pesquisa de opinião e contém depoimentos de pessoas-chave nas áreas de produção cultural, administração cultural, marketing e captação de recursos. Assim, além de traçar um panorama do marketing cultural no Brasil, ainda propõepráticas planejadas, tendo este como ferramenta de promoção institucional na medida em que a adoção de uma política de apoio à cultura tem efeitos positivos para a imagem das empresas.






Comunicação interna e cultura organizacional



João José Azevedo Curvello.

São Paulo: Scortecci, 2002.

ISBN: 85-7372-745-4

109 páginas



A partir da análise da cultura organizacional, o livro traça a ligação entre esta e a comunicação interna de uma organização. A abordagem é multidisciplinar, incluindo dimensões psicológicas antropológicas e sociológicas, incluindo ampla pesquisa teórica sobre o tema e um levantamento de campo em uma organização - a "organização B" - sua cultura e a comunicação em seu interior, baseando-se em declarações dos funcionários.






Marcas de A a Z: como construir e manter marcas de sucesso



Rafael Sampaio.

Rio de Janeiro: Campus, 2002.

ISBN: 85-3520-968-9

204 páginas



A partir da apresentação e exploração das técnicas de branding, o autor traça uma análise do processo de construção, manutenção e fortalecimento da marca de todos os tipos e os mecanismos de melhor emprego da comunicação de Marketing. É apresentada ainda uma biblioteca básica de negócios, marketing e branding; além de um glossário com os termos específicos da área.







Comunicação organizacional hoje - novas tecnologias e novas perspectivas



Cláudio Cardoso.

Lauro de Freitas: Unibahia Editora 2002.

ISBN: 85-88220-05-9

120 páginas



O livro é uma reunião de artigos que tratam de temas atuais da comunicação organizacional com enfoque nas transformações e novas tecnologia da informação e da comunicação, dentro das organizações e na sociedade. Os autores são menbros do grupo Gente (Grupo de Estudos de Novas Tecnologias em Comunicação Organizacional) da Faculdade de Comunicação da UFBA.







Curso de Relações Públicas - relações com os diferentes públicos / Sexta Edição



Cândido Teobaldo de Souza Andrade

São Paulo: Thomson Pioneira, 2003

ISBN: 8522103151

308 páginas



O livro Curso de Relações Públicas, editado pela primeira vez em 1970, constitui-se, desde então, em uma obra técnico-didática pioneira no campo das Relações Públicas a surgir no Brasil e também no mundo. Totalmente revisada e ampliada para manter-se atualizada neste início do século XXI, a obra tem como destaque, nesta 6a edição, a inclusão do novo capítulo "Cidadania e Relações Públicas". O tema recebe destaque em nossos dias, em razão de seus diversos ângulos de análise, como, por exemplo, a responsabilidade social das empresas, a questão da filantropia institucional e as organizações do chamado "terceiro setor", manifestações sociais típicas de ambientes de relacionamento, os quais precisam das atividades de Relações Públicas para atingir os seus objetivos.







Relações Públicas na Internet



J. B. Pinho.

São Paulo: Summus, 2003.

ISBN: 85-323-0776-0

215 páginas



Tem como objetivo apresentar os recursos que a Internet pode oferecer para ações de comunicação, enfatizando uma visão estretégica dos usos e das aplicações das relações públicas nos diferentes serviços oferecidos pela internet, valorizando-se o conteúdo e o principal fundamental do meio: a interatividade; de modo que as ações se orientem para atingir os públicos-alvo da organização da maneira mais eficaz.

0 comentarios