Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

Bispos prontos para aplicar lições de gestão

"Os Bispos portugueses estão a estudar a criação de uma central de compras comum a todas as dioceses que garanta poupanças e economias de escala, revelou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). 

Falando no final das Jornadas Episcopais que foram dedicadas a temas de gestão e liderança, D. Jorge Ortiga explicou que agora os Bispos deverão reunir com “os seus conselheiros mais próximos para definir o que se pode fazer para motivar os padres para esta nova maneira de gestão” partilhada dos recursos. 

A gestão dos cartórios paroquiais, instituições de solidariedade, centros paroquiais ou equipamentos eclesiais devem ser assim partilhados com os leigos, levando os padres a concentrarem-se mais no trabalho pastoral. 

“Uma paróquia ou uma diocese não são comparáveis com uma empresa”, mas pode haver “alguma aprendizagem” com os modernos meios de gestão, defendeu o presidente da CEP.
(...)“A Igreja não pode continuar a ser amadora”, assinala o secretário-geral da ACEGE, pedindo “competência” para evitar o «pecado» da “ineficiência”."Agência Eclesia Redacção/Lusa/RR

0 comentarios