Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

Comunicação Organizacional Interna: Um Estudo de Caso

Introdução
Entende-se que a comunicação interna causará efeitos positivos ou negativos na comunicação externa da organização, e essa, por sua vez, exercerá influência direta na imagem da empresa perante o mercado em que atua.
Sob essa perspectiva, é objetivo geral identificar os conflitos comunicacionais e as causas geradoras dos mesmos, considerando os tipos de comunicação interna; os tipos de conflito oriundos desses e seus aspectos geradores, na Empresa XYZ, indústria química multinacional, com classificação de empresa Classe A.
Este estudo foi realizado no Departamento Comercial (equipe técnica) e no Departamento de Atendimento a Cliente (Tele-vendas). É uma pesquisa qualitativa, onde o pesquisador utiliza evidências múltiplas, seguindo os conceitos de Yin (2001). A primeira evidência utilizada é a entrevista de forma espontânea, semi-estruturada para que se pudesse seguir um mesmo roteiro de questionamentos para todos os entrevistados (total de quatro entrevistas de quatro pessoas, duas de cada departamento). Outra evidência é a observação do participante, feita pelo pesquisador onde o ambiente e as pessoas foram observados holisticamente, na complexidade do contexto e não individualmente.
O trabalho está disposto na seguinte estrutura: (2) Teorias Clássicas da Organização; (3)Comunicação e Elementos Básicos; (4)Comunicação Organizacional; (5)Tipos de Comunicação Organizacional; (6) Interação das Partes; (7) Entendendo os Dados Coletados; Finalizando o Estudo (conclusão).(...)Comunicação Organizacional Interna

0 comentarios