Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

MBWA - já nos anos 60... século XX...

MBWA - já nos anos 60... século XX...Peter Drucker, um excelente analista e pensador na área da gestão - há quem lhe atribua o título de "pai da gestão" , num dos seus livros iniciais, na década de 60 descrevia alguns dos melhores comportamentos dos gestores de sucesso, dos condutores das organizações e das equipas.

Chamou-lhe MBWA - Management by Walking Around… ou em termos mais modernos "Walk the Talk"...

Imagine um treinador de uma equipa que nunca desce ao terreno e só dá ordens do escritório, nunca vive ao lado deles nem os encara olhos nos olhos... Interessante, não? Se é tão óbvio, porque é que fica sentado atrás da secretária no seu gabinete? Porque é que não recebe por dia várias das pessoas que permitem a sua organização ser o que é? Porque é que o gestor do século XX - Jack Welch - insistia em visitar e falar com as pessoas ? Entre outros factores, este foi um dos que o levou a tal!!

A nossa secretária é um local muito perigoso para a partir do qual sentir o Mundo - temos que descer à "rua", falar com as pessoas, sentirmos o que se passa e elas sentirem que nos interessamos!

Há dois anos atrás saiu duma organização que eu conheço, um director geral que o fazia, que saía, acompanhava, descentralizava, desde as reuniões de direcção às comerciais... O lugar foi tomado por um individuo que segue o habitual, fica atrás da secretária! As vendas baixaram, as pessoas saíram, as filiais foram fechando uma atrás da outra...

Que tal abrirmos os olhos? It's the people, stupid!
null

0 comentarios

¿Y esta publicidad? Puedes eliminarla si quieres