Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

REDINPORT – Reconstituição de dinâmicas históricas dos portos...

 

Amândio Barros, Amélia Polónia, Assunção Araújo, Filomena Martins, Helena Granja, Helena Osswald, Inês Amorim, João Antunes, João Carlos Garcia, Manuel Fernandes de Sá, Maria de Fátima Alves Lopes, Mário Barroca, Miguel Nogueira, Nicole Vareta, Pedro Brochado de Almeida, Veloso Gomes (investigadores) da reconstituição de dinâmicas históricas dos portos do NW português.  http://web.letras.up.pt/id/projectos/4%20HIST/POCTI-HAR-36417-2000/POCTI-HAR-36417-2000.htm  é o portal que deve consultar, para saber algo mais sobre o tema.

 

RESUMO

O projecto assume-se como uma âncora e, ao mesmo tempo como um colector dos contributos apresentados pelo Projecto HISPORTOS (POCTI/HAR/36417/00), na sua orientação multidisciplinar. Os seus objectivos são os de desenvolver estudos comparativos centrados em dinâmicas históricas dos portos do NW português. São em particular dois os seus pontos de observação:

. As dinâmicas históricas decorrentes da construção de infraestruturas portuárias;

. A inter-relação entre o porto e o seu hinterland, perspectivada em particular nas representações cartográficas desses espaços.

O projecto procura, em simultâneo: (1) fornecer à comunidade científica, através da constituição de bases de dados, informação histórica sistematizada sobre os portos do NW português; (2) submeter esses materiais ao olhar pluridisciplinar de investigadores de outras áreas; (3) recorrer de forma especializada ao conhecimento histórico em acções concertadas com entidades ligadas ao turismo ou ao poder local, em ordem a contribuir para a dinamização cultural e a preservação patrimonial.

O projecto encontra-se articulado com equipas de investigação afins da Espanha, França, Itália, Reino Unido e Holanda. (...)

0 comentarios