Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

Delegação, uma via para o empowerment

É sempre com enorme prazer que leio  qualquer artigo da autoria do Professor Doutor Arménio Rego, gostaria de poder partilhar esta informação publicada na revista Recursos Humanos Magazine Nº3 Julho/Agosto 1999 com todos os amigos e leitores deste blog.

Se eu queria melhorar os resultados, eu tinha de aumentar o seu (dos colaboradores) envolvimento nos assuntos da empresa. Esta foi uma ideia luminosa de que eu, imediatamente, abusei. Agindo instintivamente, ordenei uma mudança. "A partir de agora" - anunciei eu à minha equipa de gestão - "vós sois os responsáveis por tomardes as vossas próprias decisões". Eu passava de um controlo autoritário para uma abdicação autoritária. Ninguém me tinha solicitado maior responsabilidade; eu forçava-os a metê-la pela garganta abaixo. Eles eram excelentes soldados, e faziam o seu melhor, mas eu tinha-os treinado a esperarem que eu resolvesse os seus problemas. Eu tinha alimentado a sua incapacidade esperando que eles fossem incapazes; agora, eles confrontavam as minhas expectativas com uma incapacidade para tomar decisões, a menos que soubessem que decisões eu queria que eles tomassem. Stayer (1990) http://expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=3215 

0 comentarios