Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

Gestão de talento em ambiente de crise

Gestão de talento em ambiente de crise

"Não é com surpresa que assistimos diariamente a notícias sobre o aumento do desemprego na Europa em geral e em Portugal em particular. Sabíamos já que, como impacto desta crise que entronca nos excessos da economia de mercado, o dispensar de capital humano seria o rosto mais visível da crise, bem como os dramas sociais que lhe estão associados.
Este risco, ainda não afastado, de espiral deflacionista leva-me a reflectir em duas questões: por um lado, se o processo de escolha dos colaboradores a dispensar é transparente, rigoroso e assente na visão estratégica do negócio; por outro, se as medidas de combate à crise, nomeadamente ao desemprego, estão ajustadas quer aos tempos excepcionais que vivemos, quer aos tempos futuros que, em alguma altura, nos começarão a trazer boas notícias acerca da saída da crise.
A gestão das empresas terá necessariamente que começar a passar, para além da visão de curto prazo, por uma outra de longo prazo. Temos que pensar, não só onde estamos, mas para onde queremos ir e onde vemos a nossa organização daqui a dois ou a cinco anos. (...)"
Paulo Lemos in RHMagazine

0 comentarios