Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

pesquisas

Bispos prontos para aplicar lições de gestão

"Os Bispos portugueses estão a estudar a criação de uma central de compras comum a todas as dioceses que garanta poupanças e economias de escala, revelou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). 

Falando no final das Jornadas Episcopais que foram dedicadas a temas de gestão e liderança, D. Jorge Ortiga explicou que agora os Bispos deverão reunir com “os seus conselheiros mais próximos para definir o que se pode fazer para motivar os padres para esta nova maneira de gestão” partilhada dos recursos. 

A gestão dos cartórios paroquiais, instituições de solidariedade, centros paroquiais ou equipamentos eclesiais devem ser assim partilhados com os leigos, levando os padres a concentrarem-se mais no trabalho pastoral. 

“Uma paróquia ou uma diocese não são comparáveis com uma empresa”, mas pode haver “alguma aprendizagem” com os modernos meios de gestão, defendeu o presidente da CEP.
(...)“A Igreja não pode continuar a ser amadora”, assinala o secretário-geral da ACEGE, pedindo “competência” para evitar o «pecado» da “ineficiência”."Agência Eclesia Redacção/Lusa/RR

A Gestão do Capital Humano no séc. XXI

A Gestão do Capital Humano no séc. XXI

Anualmente, a Recursos Humanos Magazine promove e organiza a Conferência E-GRH – A Gestão do Capital Humano no séc. XXI, que tem como objectivo abordar os temas relacionados com “as novas tecnologias na Gestão de Recursos Humanos”.
A 10.ª Edição do E-GRH está agendada para o dia 28 de Outubro de 2009, no Hotel Tiara Park Atlantic, em Lisboa.

para mais informações: 
Recursos Humanos Magazine
Tel.: 218551203 / FAX: 218551204
geral@rhmagazine.publ.pt

Jogo de computador ensina a gerir empresas

Jogo de computador ensina a gerir empresas

Partilhamos e agradecemos ao leitor deste blog Dr. Nuno Teixeira a informação que disponibilizou.

"As empresas vão contar com uma nova ferramenta de gestão: um jogo de computador. O projecto é de um consórcio internacional liderado por uma instituição portuguesa.

O projecto chama-se Game4Manager e consiste num curso de e-Learning - ensino à distância através da Internet - com base num jogo que convida os colaboradores das empresas a superar os desafios de uma gestão integrada nas áreas da Qualidade, Ambiente, Segurança e Energia. (...)"editado pela equipa da Casa dos Bits in msn Tecnologia

Casamentos e divórcios afectam economia

Casamentos e divórcios afectam economia

"A crise da família tradicional cada vez produz mais imbróglios jurídicos e económicos. ‘Casar ou juntar?’ – é a pergunta que muitos casais fazem, pensando nos impostos a pagar. Também as pensões de alimentos vão ter um novo regime, mais penalizador, avança o SOL (...)"

Portugal ganha baterias da Nissan

"A Nissan anunciou ontem que escolheu Portugal e o Reino Unido para instalar as duas primeiras fábricas de baterias de iões de lítio previstas para a Europa. 
A fábrica em Portugal supõe um investimento de 250 milhões de euros e a criação de 200 empregos. Sines e Estarreja são as possíveis localizações avançadas pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal à Lusa.(...)"
Por Helena Rua (com agências)/OJE

Lição do Ratinho

Lição do Ratinho

Esta fábula é fantástica! Serve para aqueles que se sentem seguros na actual crise mundial. O que é ruim para alguém é ruim para todos... 

 
Lição do Ratinho 

 Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:

 - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!

A galinha disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.
O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: - O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !

Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.


Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.


Moral da História:

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos!
 

PS.: excelente fábula para ser divulgada principalmente em grupos de trabalho!


’Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos’ 

50 IDEIAS DE GESTÃO

"Para comemorar a 50.ª edição da Executive Digest seleccionámos as 50 melhores ideias de gestão. A fonte são os textos de opinião dos especialistas nacionais que colaboraram na nossa revista desde o primeiro número. Vale a pena recordar as suas reflexões (...)" 50 edições procurando ser úteis aos nossos leitores - por Jaime Fidalgo Cardoso

A Era do Buzzmarketing

A Era do Buzzmarketing

"(...) Antes, bastava colocar o produto à venda, pouco tempo depois, isto já não era mais suficiente - era necessário trabalhar a melhor combinação de oferta e dispor o produto certo, na hora certa, no lugar certo e com a comunicação certa. Agora, quando todos já dominam ou buscam dominar essa prática, tornam-se importantes o relacionamento e a proximidade com o cliente. E quando estas tornarem-se práticas constantes nas organizações, o marketing irá caminhar para o estudo das conseqüências, positivas ou não, das próprias ações de marketing, nas opiniões dos clientes e das pessoas que se relacionam direta ou indiretamente com a organização em todos os níveis, os chamados stakeholders – público agente, influenciador, com poder e voz para disseminar posições e imagens favoráveis ou difamatórias. (...)" Marcelo Miyashita in Portal da Administração

Periodo de Presentación de Propuestas de Comunicación

Periodo de Presentación de Propuestas de Comunicación

Se abre el periodo de presentación de propuestas de comunicación (papers y panels) para el II Congreso AE-IC "C+D: Comunicación y desarrollo en la era digital" que se celebrará en Málaga del 3 al 5 de febrero de 2010.

Todas las propuestas deberán presentarse a una de las secciones temáticas de la AE-IC, adecuándose a los descriptores propuestos por cada sección, disponibles en los formularios de envío de propuestas y en este enlace.

Se considerará un factor favorable en la evaluación de call for papers el hecho de hacer referencia al tema general del congreso (“Comunicación y desarrollo en la era digital”). Portal de la Comunicación

FÁBULAS Fabulosas ( coisas do mundo corporativo) ...

Todos os dias a Formiga produtiva e feliz chegava ao escritório. ... por FRANZYSKA

É possível transformar o modelo burocrático de gestão da Universidade?  A fábula dos porcos assados por NILSON NOBUAKI YAMAUTI 

Universidades de todo o mundo disponibilizam aulas online

Universidades de todo o mundo disponibilizam aulas online

Este artigo foi gentilmente enviado pelo leitor deste blog Dr. Nuno Teixeira.

"Aceder a toda a documentação das aulas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a mais de mil horas de vídeo ou até mesmo a esclarecimentos com os melhores académicos do mundo é uma possibilidade à disposição de qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo. Milagres da Internet 2.0, que vem deste modo democratizar o ensino superior.(...)"

Atitude empreendedora

Atitude empreendedora

"A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) escolheu celebrar os seus 30 anos ao serviço da iniciativa empresarial debatendo os desafios futuros do empreendedorismo nacional e distinguindo as boas referências num país onde foi necessária uma revolução de mentalidades para vencer o medo de arriscar. (...)" Cátia Mateus in Expressoemprego.pt

Os sete saberes necessários à educação do futuro

"Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Aliás, não estão concentrados no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis. Eles dizem respeito aos setes buracos negros da educação, completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Programas esses que, na minha opinião, devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos jovens, futuros cidadãos. (...)" Edgar Morin -(pai da teoria da complexidade, explicada nos quatro livros da série O Método)  Publicado no Boletim da SEMTEC - MEC Informativo Electrónico da Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

Gestão do Conhecimento

Gestion del Conocimiento

Gestión del Conocimiento

Gestion del conocimiento

Gestion del Conocimiento - Administración de Personal 

Gestión del Conocimiento Basada en Bioeconomía

Gestión del Conocimiento

Balanced Scorecard

Robert Kaplan Seminário

Mapas de estrategia

Balanced Scorecard -- How to make them actionable

BALANCED SCORECARD

The Balanced Scorecard

 

 

Balanced Scorecard por Kaplan

 

Combustíveis ao mesmo preço nas auto-estradas

"Quatro anos depois de o Governo ter imposto a afixação de painéis nas auto-estradas com os preços dos combustíveis, alguns já estão a funcionar mas com os preços iguais. (...) visao.pt, Lusa

A TEORIA DO PORTÃO

"A teoria do portão foi elaborada, em 1965, por P.D. Wall e r. Melzack, para explicar a influência da estimulação cutânea tátil no alívio da dor. Ela admite, essencialmente, existir nos cornos posteriores medulares - CPME - um mecanismo neural que se comporta como portão, que pode controlar a passagem dos impulsos nervosos transmitidos desde as fibras periféricas até SNC, através da medula.

O portão regula o influxo de impulsos nociceptivos, mesmo antes de se criar uma percepção à dor. A variação na passagem dos potenciais de ação (nociceptivas) que o portão produz é determinada pela atividade das fibras grossas (A-alfa e A-beta) e finas (A-delta e C), e também por influências cognitivas. (...)" Revista de Psicofisiolagia

Substituição da palavra CRIsE por oportunidade

"Podemos influenciar as pessoas positiva ou negativamente.

Eu, como ser humano e como psicóloga escolho influenciar positivamente e defendo que neste momento em que falamos, ouvimos, lemos e algumas pessoas pensam repetidamente sobre CRISE, através de uma simples brincadeira podemos fazer com que as pessoas pensem e decidam ou não mudar a forma de ver a sua vida nos diversos papeis que desempenha. Diante da crise, tirem o “S” e teremos CRIE. (...)
Ângela Escada