Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

locais de interesse

'Manual de Linguagem Inclusiva'

Novo manual para uso do Conselho Económico e Social em PortugalConselho Económico e SocialConselho Económico e Social, 2021

------------------------------------------------

’O Conselho Económico e Social (CES), órgão constitucional de consulta e concertação social Portugal, publicou um manual que, como o título antecipa, é um guia de linguagem inclusiva. Aprovado no dia 20 de maio de 2021, o documento tem como mote sugerir e exemplificar alternativas à linguagem comum mais marcada por atitudes discriminatórias, por forma a torná-la mais neutra e inclusiva.
O Manual da Linguagem Inclusiva propõe soluções facilitadoras da comunicação institucional do CES, inspirando-se em orientações normativas nacionais e internacionais quanto ao uso de uma linguagem inclusiva e promotora da igual visibilidade e simetria de mulheres e homens. A  verdade é que um grande números de línguas, entre as quais o  português não é exceção, usa quase exclusivamente o género gramatical masculino para designar um conjunto de homens e mulheres, ainda que existam palavras com a morfologia do género feminino. Aceita-se, pois, que, tomando a parte pelo todo, o género masculino é a forma universal de referência aos dois géneros.
Neste contexto, o manual recomenda a neutralização do masculino plural com valor genérico através do nome coletivo, sobrecomum ou comum de dois. Por exemplo, em vez de «os jovens», deverá empregar-se «(a) juventude», «a população jovem» ou «as pessoas jovens» (p. 9); em lugar de «o candidato pode enviar o formulário», em que o sujeito agente é realizado por um nome masculino, aconselha-se «o formulário de candidatura pode ser enviado», uma construção passiva; e fórmulas constituídas por nomes relativos a pessoas e com morfema do género masculino, como «nascido em» ou «filho de», passam a «local de nascimento» e «filiação», respetivamente (p. 10). O recurso a «formas duplas (idealmente) ou [a]o uso de barras (a usar moderadamente)» (ibidem) em alternativa ao uso do universal masculino, por exemplo (pp. 11-14): «cerca de 201 mil pais solicitaram» corresponderá a «cerca de 163 mil mães e 38 mil pais solicitaram» e «alunos», a «alunos ou alunas»
Por se acreditar que a comunicação deve ser livre de estereótipos étnicos, culturais e de condições que reflitam a diversidade e a pluralidade, o manual apresenta igualmente formas de tratamento que visam a inclusão de pessoas que, por qualquer circunstância específica, devam ser mencionadas em documentos institucionais. Sugere-se «pessoa com deficiência», em vez de «deficiente»; «pessoas idosas/seniores», em vez de velhos»; «pessoa em situação de sem abrigo», em vez de «sem-abrigo»; «comunidades ciganas/pessoas ciganas», em vez de «raça cigana»; entre outros (pp. 15-16).
Em conclusão, é um documento cujas sugestões não discriminatórias podem ser úteis no caso da elaboração de pareceres e outros documentos da instituições. É, portanto, um contributo para a linguagem usada oficialmente se afaste de certos automatismos linguísticos que têm perpetuado representações preconceituosas na interação entre cidadãos e instituições.
Por Sara Mourato’
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/atualidades/montra/livros/manual-de-linguagem-inclusiva/285 [consultado em 24-10-2022]

A Voz do Silêncio de Helena Blavatsky

https://www.youtube.com/watch?v=NQs4bA4hMUw

A Voz do Silêncio de Helena Blavatsky - Comentários Filosóficos de Lúcia Helena Galvão

11 Habilidades Que O Mercado Exige E A Faculdade Não Ensina

11 Habilidades Que O Mercado Exige E A Faculdade Não Ensina

 

INTERNATIONSL MARKETING, ADVERTISING AND PUBLIC RELATIONS CONFERENCE

XIX CONGRESSO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE PERIODÍSTICA

Congreso SEP

I ENCONTRO SOBRE BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL

EVA - Empreendorismo Feminino de Valor Acrescentado

Este blog pretende ser um espaço de reflexão e partilha sobre a criação e gestão de negócios por mulheres. Surgiu no âmbito do projeto EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado da TecMinho, no âmbito do qual foram criados 6 negócios. O blog será dinamizado pelas promotoras do negócio.

Um blog de mulheres para tod@s

Pauta filmes para a carreira, com a especialista em RH Stefania Giannoni, por Harlley Alvez Communications

Filmes sucessos de bilheteria mostram como se comportar no mercado de trabalho. É o que afirma a psicóloga e especialista no Desenvolvimento de Pessoas Stefania Giannoni. "Eles estimulam a se desenvolver e a enfrentar obstáculos." Por Harlley Alvez

http://vimeo.com/21491172



9TH WORKSHOP ON CORPORATE GOVERNANCE

 

9TH WORKSHOP ON CORPORATE GOVERNANCE

BRUSSELS, BELGIUM, MAY 14-15, 2012

The workshop web site is : http://www.eiasm.org/frontoffice/event_announcement.asp?event_id=842

Graziella Michelante
EIASM
PLACE DE BROUCKERE PLEIN 31
1000 BRUSSELS, BELGIUM
Tel: +32 2 226 66 62 Fax: +32 2 512 19 29
Please check your personal profile in the EIASM online database: http://www.eiasm.org
If you no longer wish to receive these messages, you can always reply to this message and indicate 'unsubscribe' in the subject line.

Minutas

http://partilhatoc.com.sapo.pt/minutas.htm

Garoto de 8 anos abre negócio próprio na Internet e vira milionário

Notícias de Gestão e Liderança - No Portal Educação

20 Coisas Que Aprendemos Para Inovar

Lince - CONVERSOR para nova ortografia

Está disponível no Portal da Língua Portuguesa, em:
 
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=lince

Human Resource Management Newsletter - October 2011

http://listmanager.emeraldinsight.com/read/archive?id=8659&e=miguel.oliveira%40unisla.pt&x=0bd7932a

 

Currículos que abrem portas

 

 

"Que um bom currículo pode fazer milagres no processo de recrutamento já há muito se sabe. O que muitos agora começam a perceber é que o conceito de “bom currículo” está cada vez mais longe de se resumir ao tradicional documento em modelo Europass. A ERA do audiovisual chegou.

Matthew Epstein ficou famoso ao delinear aquilo que pensou ser uma estratégia imbatível para integrar a equipa da Google. O norte-americano investiu cerca de 800 euros para criar um currículo que rapidamente se tornou um fenómeno mundial na internet. (...)" Fonte:ExpressoEmprego

Já tirou as escamas aos seus vendedores?

Humm…, escamas?

Sim, escamas!

Muitas vezes na vida temos um petisco enorme à nossa frente, mas que tem pequenos problemas que têm de ser resolvidos, o que costumamos designar por escamas.
Um bom vendedor nem sempre o é numa primeira abordagem.
Um bom director comercial nem sempre o é à partida.(...)

José de Almeida (Partner - Ideias e Desafios)

ACCEPT



Agradecemos ao Dr.Lelo Duarte esta informação

Um Novo Espaço a Explorar na Área da GRH

Hilário Gonzalez Júnior criou recentemente um Blog que tem como objectivo o debate de temas relacionados com a área de RH, Mercado de Trabalho e Pessoas. Queremos felicitar o autor,  a iniciativa e publicitar o espaço, de forma a enriquecer todos aqueles que trabalham esta área tão rica. HC in Focus - Gestão & Consultoria

O Teatro Ficou Mais Pobre

A nossa homenagem a quem trabalhou de forma diferenciada, com a humildade que só os bons possuem! Foi um privilégio acompanhar a brilhante e discreta carreira desta grande Senhora do Teatro Português (filho de peixe sabe nadar...), diz o povo que é sábio... por isso, sentiremos muito a sua falta, principalmente em termos exemplos de vida como os que tão digna e eticamente revelou (sendo cada vez mais raros na nossa sociedade). Muito obrigada pelos momentos de bom teatro português que nos proporcionou, pela beleza de trabalhadora que ama a sua função e se apaixona pelo que faz.

Mariana Rey Monteiro 

WORKSHOP MEDITAÇÃO

"Das técnicas hoje mais utilizadas em todo o mundo por pessoas que acumulam grandes responsabilidades como quadros de direcção e administração de empresas, a Meditação é a mais fácil e por isso a eleita.  

Muitas são as multinacionais que adoptaram a hora zen pelo menos uma vez por semana para bem-estar dos seus empregados e quadros de decisão. Todos os processos presentes no ser humano como os fisiológicos, emocionais, mentais e espirituais são equilibrados naturalmente com a experiência da meditação. 

Benefícios

- Maior lucidez em estados de stress
- Foco e domínio das tarefas diárias
- Preparação e domínio sobre os estados de concentração
- Aumento das defesas e equilíbrio do sistema imunológico
- Controle do sistema de pressão arterial
- Redução das dores crónicas
- Estabilização do sistema emocional e humores
- Maior segurança na tomada de decisão
- Utilização do sistema respiratório para nivelar a energia física
- Vitalidade
- Sono regular e descansado" Data: 18.SET.10 / Horário: Das 10.00 às 14.00 Horas
  Local: Sede ANJE / Porto