Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

Fordismo, Toyotismo e Volvismo

NOVOS MODELOS DE GESTÃO

"As teorias organizacionais existentes foram surgindo à medida que novos contextos as exigiam, como novas alternativas, seguindo o que poder-se-ia chamar de processo evolutivo, adequado às mudanças do ambiente.

Na última década, novos modelos de gestão passaram a ser adotados, formas alternativas, mistos dos conhecimentos existentes com diferentes concepções.

Assim, temos as metáforas, comparadas a modelos de gestão, como é o caso do fordismo, comparado à metáfora da máquina, do toyotismo, comparado à dos organismos, e o volvismo, este último, comparado à metáfora do cérebro, sendo o "de ponta".

Ricardo Semler é outro caso interessantíssimo a ser abordado: fez uma verdadeira "revolução", mudando muitas concepções ( e por que não dizer valores) na sua empresa, tornando-se conhecido internacionalmente.

Peter Drucker, como um dos pais da moderna teoria da administração também deve ser relevantemente considerado, com seus ensinamentos que põe abaixo diversos paradigmas da atualidade administrativa.
(...)" Cecília Leão Oderich
César Augustus Techemayer

0 comentarios