Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

jornais

Consumo natalício gera emprego

"O consumo dispara no Natal e as necessidades de pessoal nas empresas também. A crise refreou o número de solicitações mas ainda assim muitos postos de trabalho foram gerados durante os últimos dois meses.

Tradicionalmente assegurado pelos estudantes universitários, este ano, o habitual acréscimo de ofertas de trabalho gerado pelo período natalício está também a ser disputado por pessoas que estão no desemprego, devido à recessão económica. 

Este trabalho sazonal garante uma média de 500 euros mensais e dura entre dois a três meses e está, por norma, ligado a empresas da área do retalho e da distribuição.(...)" ExpressoEmprego

O melhor conselho que recebi

O melhor conselho que recebi

Na Exame deste mês não perca os testemunhos sobre "O Melhor conselho que recebi". 28 executivos falam na primeira pessoa e partilham as lições que aprenderam com dicas para gerir melhor. Nomes como Paulo Rosado, CEO da Outsystems, CEO da Oni Communications, Estela Barbot, administradora do Santander, Sara Miranda, directora-geral da Brandia ou Carlos Monjardino, presidente da Fundação para o Oriente. 

A Era da tecnologia

"As profissões tradicionais e menos qualificadas estão a ficar de lado. E mesmo quando os índices de desemprego são assustadores em Portugal, há funções que não encontram quem queira por ‘mãos-à-obra’. Enquanto isso, as tecnologias não param somar adeptos. (...)" Expresso Emprego

Conduril é empresa do ano

"A construção continua em crise, mas esta empresa familiar conseguiu bons resultados com rigor na gestão e aposta na internacionalização, que já garante 89% da facturação. Consulte no fim do texto o índice das 500 Maiores & Melhores empresas deste ano. (...)" Andreia Fernandes Silva in Expresso

Caça ao talento

"As empresas estão a abrir as suas portas a visitas de estudantes universitários. A meta é atrair jovens de elevado potencial. A Sonae já contratou centenas de quadros por esta via.
O talento é o que faz a diferença nas organizações. Para o cativar, empresas como a Sonae e a Logica abrem as suas portas a visitas de estudantes universitários com o intuito de recrutarem jovens de elevado potencial. (...)" ExpressoEmprego

Empreendedorismo: tempo de qualificar

 

 "A Semana Global do Empreendedorismo mobilizou o país em torno da necessidade de ter espírito de iniciativa.


Qualificação é a palavra que sobressai dos resultados da Semana Global do Empreendedorismo, que em Portugal foi realizada pela Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) e pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (Sedes). O evento, celebrado no mundo inteiro em simultâneo, contou com mais de duas mil presenças, 35 parceiros e 100 actividades.(...)" 
Expresso Emprego

Empresas podem ser obrigadas a integrar trabalhadores no quadro

Empresas podem ser obrigadas a integrar trabalhadores no quadro

"«A empresa é obrigada a comunicar aos serviços os trabalhadores contratados a termo. Caso não o faça, e seja apanhada duas vezes, a Segurança Social poderá obrigar o empregador a converter o contrato a termo num contrato sem termo», disse à agência Lusa o advogado da sociedade ABBC.(...)O novo código prevê também que, no caso de reincidência em contra-ordenações graves ou muito graves, «poderão ser aplicadas ao agente sanções acessórias de privação do acesso a medidas de estímulo à criação de postos de trabalho e à reinserção profissional de pessoas afastadas do mercado de trabalho»." Lusa / SOL

Número de estrangeiros nos centros de emprego aumentou 65% até Agosto

Número de estrangeiros nos centros de emprego aumentou 65% até Agosto

"O número de desempregados estrangeiros inscritos nos centros de emprego em Portugal aumentou 65% até Agosto, face a igual período de 2008, totalizando 31.525 pessoas, de acordo com os dados fornecidos à Lusa pelo Instituto de Emprego e Formação Profissiona (IEFP).

Assim, até Agosto inscreveram-se mais 12.425 estrangeiros do que há um ano, segundo o IEFP.

Do total de estrangeiros inscritos, de acordo com as contas feitas pela Lusa, 34,1% não recebem qualquer apoio da Segurança Social.(...)"
OJE/Lusa

Desempregados subiram 29% em Setembro

Desempregados subiram 29% em Setembro

"Há mais de 510 mil desempregados em Portugal. O número de inscritos nos centros de emprego aumentou 29,1% em Setembro, face a período homólogo de 2008.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 29,1% em Setembro em relação ao mesmo mês do ano passado e aumentou 1,7% face a Agosto, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). (...)" Expresso

Tecnologias de Informação criam 7.500 empregos e 400 empresas em Portugal até 2013

Tecnologias de Informação criam 7.500 empregos e 400 empresas em Portugal até 2013

"O mercado das Tecnologias de Informação (TI) deverá criar em Portugal 7.500 novos empregos tecnológicos e 400 novas empresas nos próximos quatro anos, prevê um estudo da consultora International Data Corporation (IDC), a que a Lusa teve acesso.
Só o universo da Microsoft, que inclui cerca de 4.000 empresas locais, "vai investir 526 milhões até 2013 no país e gerar 1,6 mil milhões de euros em receitas próprias", acrescenta o estudo, que mede as contribuições da indústria das TI para as economias locais nos 52 países onde a Microsoft opera, entre os quais Portugal.(...)"
OJE/Lusa, Sol   e  Expresso 

Macau: Bancos centrais da lusofonia debatem gestão de recursos humanos em Macau

"Macau, China, 14 Set (Lusa) -- Directores e técnicos de recursos humanos dos bancos centrais dos países lusófonos, incluindo Portugal, estão reunidos em Macau para debaterem os desafios da gestão de recursos humanos em período de crise económica.

Num encontro de dois dias, representantes dos bancos centrais do Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste vão partilhar conhecimentos e experiências em áreas como a gestão de recursos humanos, comunicação organizacional, motivação dos colaboradores e parcerias estratégicas para uma educação corporativa.

Na cerimónia de abertura do encontro, o presidente da Autoridade Monetária de Macau salientou a importância dos recursos humanos enquanto "pilar de uma economia sustentável".
Diário de Notícias ,Jornal de Notícias