Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

gestão de recursos humanos

Há bullying no local de trabalho? Veja como identificar os sinais (e o que fazer)

Fenómenos como bullying, assédio e abuso sexual nos locais de trabalho são prejudiciais tanto para os profissionais como para as organizações. Nos EUA, o bullying no trabalho afecta, no longo prazo, até 30% dos trabalhadores. Dois investigadores explicam à Fast Company o que fazer.

Em 21:00, 12 Fev, 2024

Cansado e sem motivação no trabalho? Conheça o rust out, o novo burnout

"muito se ouviu falar do burnout, mas agora quem chegou também para ficar foi o rust out. Sabe quais são os sintomas e como lidar com ele? Vários especialistas alertam para o número de casos que tendem a aumentar e até a Forbes Índia considerou o rust out como a palavra da semana."

"Sente-se sem inspiração e desinteressado no local de trabalho? Os dias passam cada vez mais devagar e o desânimo já “fala” mais alto? Isso pode ter um nome: rust out. Por outras palavras e como um bom português diria “está enferrujado”.

Há quem diga que o rust out é o novo burnout, um termo que há muito é falado e que muitas pessoas sofrem. Segundo os especialistas, este mais recente conceito é como um “primo aborrecido” do esgotamento." História de SIC  21/09/2023

"Nas lideranças, por exemplo, provavelmente todos nós já experimentámos uma paleta diversificada de emoções negativas perante líderes."

Crónica: A omnipotência da razão dogmática

por Mário Ceitil 

20 de Setembro de 2023 em Crónicas & Opinião, Destaques

 

Lazy girl jobs, a tendência que deve fazer os líderes repensar a forma como gerem as suas pessoas. O alerta é de um CEO: «são apenas empregos saudáveis»

O termo pode parecer depreciativo, mas “Lazy girl jobs” são apenas empregos saudáveis – e a tendência deveria ser um alerta para os líderes, afirma à Fast Company Doug Dennerline, CEO da Betterworks, empresa especialista em gestão de desempenho. E deixa quatro lições-chave.

Human Resources - 12/set/2023


Ferramentas de RH | 10 indispensáveis para sua empresa

Gerenciar manualmente os diferentes processos de Recursos Humanos que existem pode causar erros e um desperdício de tempo desnecessário. As ferramentas de RH ajudam a evitar isso.

bizneo


 

 

O poder destrutivo de um líder narcisista

 

O naufrágio do submersível Titan expôs os malefícios de um chefe com um padrão persistente de grandiosidade. Saiba como lidar com isso.


Por Luciana Lima, colunista de Você RH

Leia mais em: https://vocerh.abril.com.br/coluna/luciana-lima/o-poder-destrutivo-de-um-lider-narcisista/

Estratégias de liderança em contextos de inovação

"As grandes transformações que se têm vindo a verificar, tanto na sociedade como nas organizações, profundamente influenciadas pelos avanços da tecnologia, têm vindo a provocar uma reconcepção profunda sobre a natureza do trabalho e sobre a real importância da inteligência humana enquanto fator essencial para a produtividade e para o sucesso das organizações." Mário Ceitil


A Evolução do RH Manager 4.0

À medida que as empresas e as culturas mudam, os gerentes de RH se concentram em muito mais do que pessoas

Caminhando para um futuro onde as expectativas de tecnologia e capital humano estão mudando rapidamente para se adaptar às culturas corporativas em evolução, o papel do Gerente de RH está pronto para se transformar completamente. Foi-se o tempo em que esse papel era apenas sobre contracheques e férias; o gestor de RH do futuro precisará ser a força motriz na formação da marca e da cultura de uma empresa e ser o estrategista-chave para definir exatamente o que significa ser humano na era digital. (...) .Stanton Chase

O Papel da Inteligência Artificial no RH e na Gestão de Talentos: Amigo ou Inimigo?

À medida que a IA continua a fazer incursões no setor de RH, o futuro do RH está tomando forma.

Eu estava planejando uma viagem recentemente. Em vez de usar um agente de viagens ou site de viagens, decidi testar o ChatGPT. A cada resposta, eu me maravilhava com como a inteligência artificial está se tornando assustadoramente próxima de imitar a inteligência humana. Isso me levou a me perguntar como essa tecnologia vai impactar as pessoas e seus empregos. (...) Burcu Miles

O que os Recursos Humanos podem aprender com Marco Aurélio?

Mesmo tendo escrito as suas "Meditações" há quase 2.000 anos, ainda existe muito que os Recursos Humanos podem aprender com o “último dos cinco bons imperadores”. 



 

 




A Carreira Profissional Como Sequência de Crises

Os seres humanos têm, em geral, um medo visceral do desconhecido, razão pela qual a incerteza, a ambiguidade e mesmo a dúvida persistente, podem gerar sentimentos de inquietação, ansiedade e stresse que ativam certas zonas do cérebro que nos impelem a ter atitudes reativas, cujas modalidades variam de acordo com a intensidade e a frequência dos sentimentos experimentados.

LINKTOLEADERS

Mário Ceitil (2023)

Mostrar CV em vídeo ao Norte/Galiza

No âmbito do EURES Transfronteiriço Norte de Portugal-Galiza (EURES T NP-G), a AEP - Associação Empresarial de Portugal, a Universidade de Vigo e a CIM Alto Minho estão a promover a iniciativa VideoTalentum 2022. O objetivo é facilitar a empresas do Norte de Portugal, com necessidades específicas de contratação de perfis profissionais de difícil cobertura, o contacto com estudantes e recém titulados de várias entidades de ensino superior da eurorregião, designadamente Universidade de Vigo, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CESPU, ISMAI - Universidade da Maia e Instituto Politécnico da Maia.

Tendo por base a ideia de um “elevator pitch” virtual, as empresas que confirmem a sua participação vão receber um link para acederem a uma plataforma que lhes permitirá consultar as apresentações elaboradas pelos alunos finalistas e recém titulados das instituições referidas. Em três minutos e de forma criativa, vão poder ver em formato vídeo não só os respetivos currículos, como também as competências profissionais que destacam na perspetiva de captar o interesse dos empresários da eurorregião Norte de Portugal-Galiza.

Posteriormente, as empresas poderão estabelecer contacto com os candidatos, num encontro presencial que terá lugar em Ponte de Lima, na CIM Alto Minho.

 


As 12 competências de um futuro líder

"Em um mundo de incertezas e mudanças em alta velocidade, empresas vêm constantemente repensando seus modelos de gestão de modo a se manterem adaptáveis e eficientes. Isso sem perder de vista a motiva... " VocêRH

Competir em humanidade – A nova fórmula do sucesso

 

"As últimas décadas têm sido marcadas por profundas mudanças na gestão estratégica das empresas e organizações, particularmente no que respeita aos modelos que têm servido de base à definição dos eixos orientadores das estratégias de competitividade." Mário Ceitil, 25 Outubro de 2022.

Chefes querem a volta do presencial para monitorar funcionários

Líderes de pessoas que atualmente trabalham no modelo remoto ou híbrido consideram mudar a política para a volta ao presencial em tempo integral em 2023, indica um estudo da plataforma de contratação de freelancers Fiverr nos Estados Unidos. A pesquisa, realizada em parceria com a consultoria Censuswide, ouviu mais de mil executivos e outros mil funcionários de companhias de portes variados. (...)

Profissionais ouvidos em uma pesquisa nos Estados Unidos acreditam que os liderados "se sentem mais motivados com um gestor por perto"
Por Redação Atualizado em 18 out 2022, 17h18 - Publicado em 19 ou...

Leia mais em: https://vocerh.abril.com.br/futurodotrabalho/chefes-querem-a-volta-do-presencial-para-monitorar-funcionarios/?fbclid=IwAR3DTe2jdNOCpz1en2NBXod2iHmz2Mxm60oa4tBgDMvFbHDyicp6W5Na2uc



How Health Systems Can Improve Relationships with Their Doctors

by Michael R. Rose,Robert L. Colones,and Kathleen MacDonald

Summary.   McLeod Health, a health system that serves patients in South Carolina and North Carolina, has worked for a decade in forging a collaborative partnership with 903 physicians. This article shares the process that it used to achieve that alignment. By applying its..


5 Ways to Figure Out If a Job Is Right for You

Summary.   Just as employers evaluate you, you should also be evaluating employers.  It’s all about taking the time to know what the role will entail and how the organization will (or won’t) align with your values, potential, and future goals. Here are five things you can...

Sabe o Que é Uma Entrevista de Permanência? É a Próxima Tendência no Mundo do Trabalho

São várias as empresas que estão numa onda de contratações para combater as demissões em massa, o que levou algumas a reduzir as suas qualificações padrão e examinar com mais atenção se os colaboradores estão entusiasmados. À medida que os esforços de retenção aumentam, provavelmente vai ouvir falar sobre a “entrevista de permanência”, avança o CNBC Make It.

 Trata-se do oposto de uma entrevista de saída, em vez de perguntar porque é que o colaborador está a pedir demissão, uma entrevista de permanência concentra-se no que motiva o colaborador a permanecer, o que poderia ser melhor na sua experiência de trabalho e como vêem a próxima fase da sua carreira dentro da organização.

(...

Como e por que conduzir entrevistas de “de permanência” com seus funcionários

28 de janeiro de 2022·4 min de leitura

Embora as empresas estejam obcecadas com a disputa por talentos há duas décadas, é surpreendente a frequência com que elas acabam perdendo funcionários valiosos por motivos evitáveis, como não saber que eles estão desmotivados e abertos a outras oportunidades. Uma consequência comum dessa cultura é que, na tentativa de reter o funcionário, os empregadores tentam igualar ou melhorar a oferta de seus concorrentes, e só nesse momento percebem que isso é muito pouco, e que já é tarde demais. As preocupações atuais sobre a Grande Demissão (Great Resignation) sem dúvida aumentaram o medo de gerentes de perderem funcionários valiosos, em um mercado em que talentos são disputados de maneira acirrada.(...)

28 de janeiro de 2022