Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

livros

Research: Board Directors Are More Likely to Leave When a Firm Is Getting Criticized

   

 

Research: Board Directors Are More Likely to Leave W hen a Firm Is Getting Criticized

 

By Joseph S. Harrison, Steven Boivie, Nathan Y Sharp, and Richard J. Gentry.

Harvard  Business Review

PROPÓSITO

RESENHA – PROPÓSITO

Nesse livro o autor Joey Reiman explora o tema “propósito” de forma atraente e inspiradora. O conteúdo é direcionado à busca do propósito das organizações por meio de suas raízes/história. Contudo, o leitor também pode aproveitar os ensinamentos do autor para descobrir seu propósito pessoal. (...)

Propósito é uma força que possui capacidade para influenciar o modelo dos negócios, provocando uma mudança de atender somente os próprios interesses para que possa abarcar o interesse da humanidade (...)

Para apoiar as empresas a encontrarem seus propósitos a BrightHouse propõe, O Processo dos Quatro I’s

Por: Yara Leal de Carvalho 

Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública

 

Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública

J.A Oliveira Rocha

 

 

Equipas de Alto Rendimento − Saber Liderar Equipas de Trabalho - Ricardo Fortes da Costa

  • SINOPSE - SOBRE O AUTOR
  • Equipas de Alto Rendimento pretende ser um companheiro de jornada para todos aqueles que têm como missão obter resultados extraordinários das suas equipas, quase sempre compostas por pessoas absolutamente normais. É este atributo que diferencia líderes como José Mourinho: a capacidade de conseguir que as pessoas deem às suas equipas o que de melhor têm, muitas vezes para lá do que imaginavam.
    Essa capacidade, como a obra demonstra e explica, não resulta de um dom ou de atributos inatos, mas sim de uma prática deliberada e consistente, em que o líder, com treino e disciplina, vai desenvolvendo a competência e a vontade das suas pessoas, numa espiral de entusiasmo e resultados que constitui um verdadeiro ciclo virtuoso.
    É aos líderes de equipas que este livro se destina em primeiro lugar. Àqueles que, todos os dias, têm de criar condições para alimentar o compromisso e obter resultados. àqueles que têm de dar o exemplo, nos bons e nos maus momentos. Aqueles que, como os atletas de alta competição, sabem que têm de praticar permanentemente a sua arte, o seu ofício, para que possam constituir uma referência para os seus seguidores. Sem pedestais ou telepontos. Sujeitos ao duro escrutínio da prática.
    Numa linguagem sempre clara e simples, o autor explica os fundamentos da dinâmica das equipas e da motivação humana, abordando passo a passo as melhores práticas das equipas de alto rendimento, criando assim um instrumento de trabalho prático e essencial ao desenvolvimento de competências que são exigidas ao gestor moderno enquanto primeiro responsável pela otimização do capital humano.

    Fonte: RH Editora

    A arte do Coaching

    "Neste este livro, o autor Maurício de Paula oferece detalhes de sua experiência como coach de performance e carreira, vivienciada nos últimos 14 anos.Foram 10.000 horas de atendimento individual com profissionais dos mais diversos segmentos, das mais diversas personalidades e em ambientes das mais diversas culturas.O método desenvolvido e aplicado por Maurício é apresentado em detalhes neste livro: as ferramentas que são utilizadas, o método de aplicação, os orientadores do desenvolvimento das sessões, a forma como procura entender seu cliente (o coachee). No decorrer do livro são apresentados 33 casos reais para ilustrar os conceitos e o método.Este livro será valioso para profissionais que desejam iniciar a formação como coach, bem como para profissionais que já atuam como coach profissionais. Profissionais de recursos humanos também encontrarão um conteúdo importante para ajudá-los na orientação dos processos que acompanham nas empresas." in Gestão de Carreira

    A EUROPA EM CRISE

    SINOPSE

    O século XXI começou mal para a Europa e o Ocidente. A crise financeira iniciada em 2007/2008 nos EUA transformou-se na crise mais grave do pós-II Guerra Mundial. Em pouco tempo a União Europeia e a zona euro ficaram no centro do turbilhão. Será que o capitalismo globalizado se tornou uma “paixão nociva”? Quais são as raízes mais profundas desta crise? Como será possível ultrapassá-la? Hoje tornou-se claro que a crise é também demográfica, ética e de estilos de vida. Está em causa a sustentabilidade do modelo europeu e a influência euro-ocidental no mundo. Todavia, como portugueses e europeus, traz-nos uma oportunidade única de reflexão sobre o nosso futuro coletivo.

    Livraria Almedina

    José Pedro Teixeira Fernandes

    http://europa-em-crise.blogspot.com/
     

    Os 10 mandamentos para gestão de pessoas

    "A vida é um constante processo de busca, desafio e adaptação no qual se encontra comprometido o desenvolvimento humano. O universo mercadológico não para e, a todo momento, passa por transformações. Para que os negócios acompanhem esse crescimento, é importante compreender, integrar e manter a força de trabalho nas organizações. Ela é o coração que bombeia energia para a corporação. Essa é a premissa do livro Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas, escrito por Simon L. Dolan e Eduardo Soto Pineda.

    Para os leitores que desejam um guia para gerir pessoas com eficiência em suas organizações Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas é o livro ideal.

    Público-Alvo: Um guia ideal para gerir pessoas com eficiência."

    Fonte: Gestão de Carreira

    A Força da Natureza Humana e os Caminhos da Neurogestão

    G de Gente

    Jorge Marques

    A força na natureza humana e os caminhos da neurogestão

    Sabem o que é neurogestão? Acreditamos que a maior parte dos nossos ouvintes não faça a mínima ideia. Mas o nosso convidado, Jorge Marques, sabe – e vai-nos contar o que é. Formado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, pós-graduado em Gestão, Jorge Marques acabou de publicar o livro G de Gente – A Força da Natureza Humana e os Caminhos da Neurogestão. Ponto de partida:

    «A razão de ser deste livro é a minha crença numa Economia de Homens Inteligentes e não na fé e no velho paradigma que nos diz que a riqueza do mundo resulta da ação de indivíduos movidos apenas pela busca racional dos seus interesses, de indivíduos que se encaixam mecanicamente no perfil do Homem Económico… A economia é feita por Homens e para Homens que são e têm simultaneamente, comportamentos racionais, emocionais, sociais, espirituais, culturais… A minha crença é numa gestão que inicie novos caminhos, a que chamei da Neurogestão. Destaco aqui, entre outras variáveis e como pontos fortes, a ideia do regresso à nossa Natureza Humana, a ideia de uma Vida nas Organizações comparável à vida biológica, de uma Força de Trabalho mais feminina e talentosa, da construção urgente de organizações e de um país, que mobilizem todas as capacidades e inteligência dos seus trabalhadores e cidadãos. A minha crença é nas super-capacidades do Homem, que têm sido, sem uma explicação razoável, muito mal estudadas, conhecidas e aproveitadas até hoje! O mundo dos negócios, a nível global, envolve hoje mais de 6 mil milhões de atores, é a família mais influente do mundo, mais do que qualquer governo, país, religião, etnia. As mudanças no mundo passarão sempre por aqui.» Fonte: Prova - Oral

     

    sucesso e mudança nas organizações: uma questão de confiança


    A confiança é um tema central no actual contexto sociopolítico. Para isso tem contribuído largamente o actual declínio da confiança nos líderes (tanto organizacionais como políticos) resultante da interacção entre os comportamentos inconsequentes de alguns líderes e a actual crise financeira. No contexto organizacional em particular, essa falta de confiança tem consequências nefastas para o empenho e dedicação dos colaboradores, para a produtividade e para a própria gestão da mudança. Este livro faz uma revisão aprofundada da literatura e investigação sobre a confiança em contexto organizacional, salientando os principais factores que contribuem para o seu desenvolvimento e as suas principais consequências. São igualmente apresentados alguns estudos realizados em Portugal nos últimos anos, bem como algumas ideias práticas sobre estratégias que os gestores podem utilizar para desenvolver o capital humano nas suas organizações.

    «Gerir pode de alguma forma ser entendido como a arte de criar organizações baseadas na confiança. A confiança permite a discussão franca e saudável. Reduz os chamados custos de transacção. Cria mais confiança. Permite a cooperação. Cria condições para a competição virtuosa. Facilita a mudança. De alguma forma, e tal como neste livro é explicado, a confiança é o ingrediente secreto do sucesso.»

    Retirado do prefácio do Prof. Miguel Pina e Cunha

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO  DE CONFLITOS.

    "A negociação está presente de forma intensa na vida contemporânea. Ao negociar, envolvemo-nos em trocas, concessões e barganhas, nas quais as questões substantivas em jogo estão colocando em risco as relações e criando oportunidades para os relacionamentos." 

    Avaliação em comunicação organizacional

    Avaliação em comunicação organizacional

    Gilceana Galerani
    Editora: Embrapa

    Um papel novo na próxima "Effective Executive" Mudando Paradigmas na GRH

    Um papel novo na próxima "Effective Executive" Mudando Paradigmas na GRH

    Prof. Simon L. Dolan

    Editor-in-Chief: Cross Cultural Management: An International Journal

    Scientific Director: IEL (Institute for Labor Studies)

    ESADE - INSTITUTE FOR LABOR STUDIES 

    The ESADE MBA - ESADE Business School

    El profesor de ESADE Simon Dolan presenta su libro "Más allá" 

    Beyond

    The value of values

    Inteligência Espiritual

    Inteligência Espiritual

    Sinopse

    O INÍCIO DO SÉCULO XX lançou a ideia do Quociente de Inteligência (QI). Em meados dos anos 90, Daniel Goleman demonstrou que a Inteligência Emocional (QE) se reveste de igual importância. E, fechando o milénio, Danah Zohar e Ian Marshall apresentam o Quociente Espiritual.

    A Inteligência Espiritual está relacionada com a necessidade humana de encontrar o sentido das coisas.

    Usamos o QEs para desenvolver a capacidade de dar significado e valores à experiência. Permite-nos sonhar e lutar por converter os nossos sonhos em realidades. Subjaz a tudo aquilo em que acreditamos e ao papel que têm os nossos juízos e crenças nos nossos actos.

    É em essência o que nos faz humanos. Este livro analisa as provas científicas da existência do QEs e ensina a medi-lo, a melhorá-lo e a desenvolvê-lo.

    Livros Grátis de Vendas

    Livros Grátis de Vendas

    "Desde 2003 que publicamos regularmente uma revista semanal dedicada à melhoria da performance de negócio nas diversas temáticas associadas a Vendas, Liderança, Sucesso e Desenvolvimento Pessoal, Dinamização Empresarial, entre outras. (...) Estão disponíveis três livros grátis publicados pela Ideias e Desafios
    - Como Vender Mais e Melhor - Versão 6
    - Liderança Intrapessoal - Versão 5
    - Liderança e Dinamização Empresarial - Versão 2 (...)"

    Os 10 mandamentos para gestão de pessoas

    Os 10 mandamentos para gestão de pessoas

    Avida é um constante processo de busca, desafio e adaptação no qual se encontra comprometido o desenvolvimento humano. O universo mercadológico não para e, a todo momento, passa por transformações. Para que os negócios acompanhem esse crescimento, é importante compreender, integrar e manter a força de trabalho nas organizações. Ela é o coração que bombeia energia para a corporação. Essa é a premissa do livro Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas, escrito por Simon L. Dolan e Eduardo Soto Pineda.

    QUESTÕES ACTUAIS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

    "Este livro reúne um conjunto de artigos que publiquei, mensalmente, entre 1997 e 2001, na revista Comunicações da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).(...)" JOÃO ABREU DE FARIA BILHIM

    Recursos Humanos

    O tema abordado em Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações revela a importância entre as pessoas e as organizações. Segundo o autor, Idalberto Chiavenato, a denominação RH prevalece por questão de marca e identidade, mas as pessoas não são mais recursos inertes, e sim seres humanos que ultrapassam de longe as estreitas limitações dessa antiga denominação. Enxergar o conjunto e a totalidade é indispensável no estudo e apreciação do RH, uma vez que cada organização tem suas características próprias, enquanto que a variabilidade humana é infinita. 
    O livro é composto por 17 capítulos que detalham assuntos como seleção de pessoal, planos de benefícios sociais, qualidade de vida no trabalho, relações com as pessoas, treinamento e desenvolvimento pessoal, entre outros. A 9ª edição do livro é uma excelente contribuição para estudantes e professores de Administração e, em particular, de Recursos Humanos.

     

    O QUE É O LEAN SIX SIGMA

    O QUE É O LEAN SIX SIGMA

    Este livro é uma rápida introdução à utilização do Lean Six Sigma - uma ferramenta que ajudará a melhorar a produtividade no seu local de trabalho, a conquistar os seus objectivos e a servir melhor os seus clientes.

    O Lean Six Sigma combina as duas tendências importantes do nosso tempo: melhorar a forma de trabalhar (através do Six Sigma) e tornar o trabalho mais rápido (através dos princípios Lean).

    Este método irá fornecer-lhe os instrumentos necessários para identificar, eliminar o desperdício e os problemas de qualidade nas várias áreas de trabalho.

    Os 10 mandamentos para gestão de pessoas

    Os 10 mandamentos para gestão de pessoas

    A vida é um constante processo de busca, desafio e adaptação no qual se encontra comprometido o desenvolvimento humano. O universo mercadológico não para e, a todo momento, passa por transformações. Para que os negócios acompanhem esse crescimento, é importante compreender, integrar e manter a força de trabalho nas organizações. Ela é o coração que bombeia energia para a corporação. Essa é a premissa do livro Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas, escrito por Simon L. Dolan e Eduardo Soto Pineda.

    A Resiliência

    A Resiliência

    A resiliência tem que ver com a capacidade de um indivíduo para ultrapassar os traumatismos e construir-se apesar das feridas. O funcionamento resiliente edifica-se através de um jogo complexo de processos defensivos de ordem intrapsíquica e de factores de protecçõo internos e externos. O estudo da resiliência vem completar o campo da psicologia clínica e da psicopatologia ao constituir um novo modelo fundado na abordagem do sujeito encarado na sua globalidade, com os seus recursos e os seus processos defensivos assim como com as suas fragilidades. Esta obra explicita os fundamentos teóricos do modelo da resiliência e as suas articulações com omodelo da vulnerabilidade. As diferentes formas de abordagem teórica e clínica da resiliência sãoquestionadas, assim como os seus contributos, os seus limites e as suas aplicaões práticas. Este livro destina-se a psicólogos clínicos, psiquiatras, estudantes de Medicina e outros técnicos de saúde mental. Sem concorrência no mercado editorial.