Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

livros

Revista Comunicação Empresarial

Revista Comunicação Empresarial Revista Comunicação Empresarial

libros digitales gratis

El Portal de la educación no formal libros digitales gratis

Cultura Organizacional

Comunicação é Cultura. Cultura é Comunicação.

Marlene Regina Marchiori

Este é o novo paradigma para a mudança de valores e atitudes nas organizações. É necessário, antes de tudo, entender a empresa para direcioná-la corretamente. (22/6/2000)

Palavras-Chave: Cultura Organizacional, Comunicação Empresarial.

Cultura Organizacional

Livros e RevistasLivros e RevistasHarvard Business Review on Corporate Responsibility
Autor Harvard Business School Press (HBSP), 2003



O livro Harvard Business Review on Corporate Responsibility é uma colectânea de oito artigos que visam propor novos rumos e dar a conhecer tendências inovadoras no que diz respeito à responsabilidade social das empresas. Estes artigos são da autoria de especialistas diversos, reconhecidos a nível internacional, tal como Michael E. Porter, Mark R. Kramer ou C.K. Prahalad.

Cada artigo foca um tema específico relacionado com a responsabilidade social nas empresas. Por exemplo, o artigo "Serving the world's poor, profitably" defende a tese de que as multinacionais podem melhorar as condições de vida dos países mais pobres, investindo, e estimulando o respectivo comércio. Um outro artigo - "Can a corporation have a conscience?" - propõe, por outro lado, uma nova orientação da gestão empresarial, com base num novo conceito de consciência empresarial.

Resta realçar que o tema "Corporate Responsability" faz parte de cerca de uma quarentena de títulos da colecção Harvard Business Review.

Mais informações sobre as publicações desta colecção podem obter-se em www.HBSPress.org

A Comunicação Interna e o Fim do Vínculo e da Estabilidade nas Organizações

A Comunicação Interna e o Fim do Vínculo e da Estabilidade nas Organizações "Tudo se transforma. Esse virou o lugar comum de nossos dias. Se no modernismo capitalista tudo que era sólido se desmanchava no ar, no mundo de hoje, nas fronteiras do século 21, já não há lugar para os sólidos. A volatilidade, a fragmentação, a velocidade crescente parecem dominar a cena." (...)A Comunicação Interna e o Fim do Vínculo e da Estabilidade nas Organizações

Teorias da Comunicação

Teorias da Comunicação Teorias da Comunicação O Pensamento e a Prática da omunicação Social-»Este livro tem como objetivo principal ajudar aos que necessitam conhecer o campo (de estudos) da Comunicação, fornecendo subsídios teóricos adequados. Contém o que os autores chamam de instrução básica à teoria (e, por via de conseqüência, às distintas teorias) da Comunicação. (...)

História das Teorias da Comunicação

História das Teorias da Comunicação - Armand Mattelart ; Michèlle Mattelart
Onde situar o começo de um pensamento organizado sobre a comunicação? Como pode este domínio do conhecimento acolher teorias e doutrinas tão diferentes como as de Marshall MacLuhan e de Jürgen Habermas?Sobre o Livro : Onde situar o começo de um pensamento organizado sobre a comunicação?
Como pode este domínio do conhecimento acolher teorias e doutrinas tão diferentes como as de Marshall MacLuhan e de Jürgen Habermas?
Que filiação estabelecer entre a análise estrutural de Roland Barthes e os Cultural Studies britânicos?
Como explicar a expansão e o declínio da sociologia empirista dos media nos Estados Unidos?
O que motiva o interesse crescente pelo comportamento dos utilizadores das máquinas de comunicar?
De que modo a referência biológica terá marcado a evolução das ideias sobre a comunicação?

Os autores respondem a estas questões sublinhando o carácter interdisciplinar das ciências da informação e da comunicação. Traçam o mapa internacional das correntes, das tendências e das escolas. Mostrando os fluxos e refluxos das diversas problemáticas, revelam a dinâmica profunda de um domínio mais do que nunca projectado para o centro de questões políticas e culturais contraditórias.
história das teorias da comunicação

Estrés laboral

Estrés laboral Este libro describe los principales tipos de estrés laboral que pueden darse en la empresa y cómo abordarlos, generalmente desencadenados por los retos internos y externos a los que se enfrentan las empresas hoy en día (competencia, reducción de costes y plantilla, fusiones, cambios en la cultura corporativa, productividad, crisis económicas...).

Se expone, desde un punto de vista científico pero accesible, qué es el estrés, cuáles son sus consecuencias psicológicas y fisiológicas y los daños que causa a la salud. Igualmente se detallan los tratamientos generales para abordar el estrés. Se distinguen, por separado, los principales tipos y situaciones de estrés laboral, y también de lo que no es estrés: síndrome del quemado (burn out), fatiga crónica, acoso sexual, acoso laboral o moral (mobbing), estrés tecnológico, síndrome de estrés posvacacional, conflictos en el trabajo, desempleo y estrés

Tabla de contenidos
Primera parte. Concepto y tipos de estrés y sus efectos
1. El estrés y sus consecuencias
2. Tipos de estrés
3. Acoso en el trabajo
4. Conflictos en el trabajo
Segunda Parte. Actuaciones en el ámbito de la gestión empresarial
5. Prevención de las principales fuentes de estrés laboral
6. Actividades de formación
7. Comunicación interna
Tercera parte. Cómo afrontar una situación de estrés por parte de empleados y directivos
8. Manejo de estrés para directivos y empleados
9. Gestión del tiempo y organización del trabajo
10. Manejo de conflictos interpersonales

Puntos clave
· Al contrario que otros títulos de estas características este libro no sólo trata el tema del mobbing sino que trata otros tipos de estrés en la empresa.
· El objetivo de la obra es doble: por una parte aliviar o ahorrar sufrimientos al empleado y, por otra, evitar o atenuar las repercusiones del absentismo o de la pérdida de motivación en el curso de las actividades de la empresa.
· También se analizan en el libro los aspectos legales que se derivan de estas situaciones, como son los que acompañan a la incorporación de nuevos supuestos en los que puede reclamarse una indemnización, o las nuevas tipificaciones legales que pueden ser perseguidas por la jurisdicción penal.

Isbn 8420543225
Autor José Mª Martínez Selva
Páginas 256
Fecha de Publicación 31-10-2004
Mas Autores
José María Martínez Selva se licenció en Filosofía y Letras con premio extraordinario en la Universidad Autónoma de Madrid. En la actualidad es Catedrático de Psicología en la Universidad de Murcia. Posee una dilatada experiencia profesional que abarca desde la docencia universitaria, responsable de comunicación del programa SPRINT de la Unión Europea, hasta el desempeño de cargos políticos.

Ha publicado numerosos artículos y libros relacionados con la comunicación y ha sido profesor invitado en la Universidad de Lille (Francia) así como investigador invitado en la Universidad de Los Ángeles (California).

Serie/Colección: Financial Times / Prentice Hall Estrés laboral

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Esta atualizada edição do campeão de vendas ITGA inclui uma parte sobre Novas Abordagens da Administração e um novo capítulo sobre Para onde vai a TGA? que mostra uma trajetória das mais recentes influências sobre a teoria administrativa moderna, como a teoria do caos, a teoria da complexidade, bem como as modernas tendências da administração. Totalmente revisto, o livro ganhou "cases" e excelentes recursos de aprendizagem. A obra não pretende apresentar uma nova teoria administrativa, mas sim permitir uma tomada de contato com as diversas teorias da Administração, suas características, possibilidades de aplicação, aspectos positivos e negativos e principais expoentes. Quase uma antologia pela sua própria natureza, é destinada tanto aos estudantes de Administração como a todos aqueles que necessitam de uma base conceitual e teórica indispensável à prática administrativa. Aplicação: Livro-texto básico e fundamental para as disciplinas Introdução à Administração, Teoria Geral de Administração I e II e Administração I e II, dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Economia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Análise de Sistemas. Recomendado para cursos de pós-graduação em Administração. Leitura complementar para as disciplinas de Psicologia Organizacional e Sociologia Organizacional. Texto básico para programas de treinamento e desenvolvimento de executivos. Introdução à Teoria Geral da Administração

Tratado de Comunicação: Organizacional e Política

Tratado de Comunicação: Organizacional e Política Tratado de Comunicação: Organizacional e Política GAUDENCIO TORQUATO Reúne conceitos, técnicas, autor casos, projetos, orientação entretanto e consultoria em todos gaudencio torquato os campos da comunicação. autor Abrange a comunicação em organizações Tratado de Comunicação: Organizacional e Política privadas e públicas, enfocando do marketing pessoal ao político. Ao lado da informação teórica, escritor a obra apresenta autor um refencial prático para gaudencio torquato a utilização profissional, tanto escritor na área privada como na Tratado de Comunicação: Organizacional e Política pública, bem como em campanhas eleitorais.

Motivação no trabalho: teorias contemporâneas

Motivação no trabalho: teorias contemporâneas Resumo:
Motivação: palavra de ordem para qualquer pessoa que exerça uma atividade, sozinha ou em equipe. E é exatamente isso que a autora teoriza nesta obra que traz um estudo sobre a motivação no trabalho. Obra de interesse para às áreas de Psicologia, Recursos Humanos, Administração de Empresas e qualquer empresa que queira uma qualidade maior e satisfação entre seus funcionários.http://www.bvs-psi.org.br/psilivros/us_resenha.asp?id_livro=1563Motivação no trabalho: teorias contemporâneas

Ivone Tambelli Schmidt