Blogia
A Comunicação Organizacional e os Recursos Humanos

livros

Como se tornar um lider servidor...

Resumo: "Como se tornar um lider servidor..." de James Hunter

COACHING EM PORTUGAL – Teoria e Prática

COACHING EM PORTUGAL – Teoria e Prática

"O Coaching entrou definitivamente no vocabulário moderno das empresas, e dos seus recursos humanos. Não obstante serem cada vez mais frequentes, a nível nacional e internacional, publicações e artigos em jornais ou revistas sobre o tema – e se tornou usual as empresas de consultoria oferecerem serviços de Coaching – a realidade revela que ainda subsistem muitas dúvidas sobre o modo como funciona o Coaching e muitos profissionais ainda não ouviram sequer falar em Coaching aplicado aos recursos humanos.

Nesta obra, numa linguagem acessível e directa, a autora expõe as respostas que permitirão ao leitor, de um modo prático, apreender o que é o Coaching, como se faz, quem o faz e para que se faz. Além de uma perspectiva sobre o estado da arte a nível internacional, a autora apresenta e explana também os dados de uma investigação pioneira que realizou sobre o Coaching aplicado à realidade portuguesa.

Como uma prática de desenvolvimento pessoal e profissional que, através da arte de fazer perguntas, conduz os gestores à liderança emocionalmente inteligente, à autodescoberta de potenciais adormecidos e à adequação dos recursos dos colaboradores às necessidades das organizações, o Coaching permitirá catapultar para patamares elevados os níveis de desempenho e realização pessoal."

Gerir Pessoas Difíceis

Gerir Pessoas Difíceis

Nuno Teixeira publica o resumo do trabalho que desenvolveu ao subdividir em duas partes (na parte I e parte II)  o livro Como Gerir Pessoas Difíceis de Carrie Mason-Draffen , num artigo que merece toda a nossa atenção.

Carrie Mason-Draffen é uma autora de grande prestígio nesta "aldeia global" escreve há mais de dez anos uma coluna sobre relações no trabalho para o jornal diário Newsday , da cidade de Nova Iorque . Contabilizou ao longo deste tempo um vasto conhecimento acumulado pelo resultado das inúmeras conversas e entrevistas efectuadas a gestores, colaboradores e especialistas nas diversas áreas de recursos humanos. Neste livro Carrie transmite ensinamentos valiosos, no que concerne à aprendizagem de lidar no quotidiano com colaboradores e colegas de trabalho, cujo comportamento é extremamente difícil de gerir - incentivando sempre a comunicação positiva- apresenta-nos algumas situações práticas de como podemos gerir esses conflitos, mediar situações de disputas, controlar conversas difíceis e, fundamentalmente, fazer com que possamos olhar de frente para problemas concretos dentro das nossas organizações.

 


Competências

Libro: Gestion por competencias: El diccionario. Matha Alles http://www.psicojack.com/blog/2007/10/tema-competencias-libro-gestion-por.html  "La gestión de recursos humanos por competencias es un modelo que permite alinear el capital intelectual de una organización con su estrategia de negocios, facilitando, simultáneamente el desarrollo profesional de las personas. (...)"

"Un excelente compendio de definiciones de competencias, muy útil en el momento de definir el universo de competencias, que pretendemos entender y/o evaluar en cada concepto. Me parece un excelente complemento para el diccionario de Martha Alles."  http://www.psicojack.com/archivos/101007.pdf   Psicojack - Ciudad de Mexico, Mexico. 
 http://www.psicojack.com/blog/2007/10/gua-de-planificacin-para-el-desarrollo.html   "La Guía de Planificación para el Desarrollo de Competencias está diseñada como auxiliar en la identificación de las actividades de desarrollo de competencias organizativas.

Para cada competencia, proporciona lo siguiente:
• Sugerencias sobre cómo desarrollar la destreza
• Ejemplos de actividades de desarrollo
• Sugerencias sobre materiales de lectura y talleres 


A DISCIPLINA E A ARTE DA GESTÃO DAS MUDANÇAS

A DISCIPLINA E A ARTE DA GESTÃO DAS MUDANÇAS

É um exelente livro de PEDRO MANDELLI, REINALDO LUCAS, CLAÚDIO VIVEIROS, ET AL. a não perder.

Índice:

Pôr que Realizar Mudanças?
Tamanho da Mudança
Duas Abordagens para Mudança
Conceitos, Ferramentas e Métodos de Construção da Mudança
Um estudo de caso: a WRS
Estruturando as Mudanças
O caso Forjatec
O conceito de Mobilização
O papel dos líderes na Mudança
Resumo das Ações de Liderança
A legitimidade da Mudança
Evolução e Revolução de Recursos Humanos

Questionários de Gestão de Recursos Humanos

Questionários de Gestão de Recursos Humanos Os questionários apresentados neste livro estão concebidos como um trampolim para a acção e contemplam todas as rúbricas da Gestão de Recursos Humanos, incluindo aspectos críticos como recrutamento, avaliação do desempenho, planeamento e formação.
O texto não fornece respostas fáceis nem fórmulas simplistas. Pelo contrário, a abordagem dos tópicos vai forçar o leitor a pensar rigorosamente sobre as suas próprias atitudes e comportamentos. As respostas que obtiver servirão de base para alargar as suas próprias capacidades de responder a exigências correntes e potenciais.

Avaliação de Desempenho

O artigo redigido por Janayna Formosi de Lara e Marlene Bühler da Silva  Avaliação de desempenho no modelo de gestão por competências: uma experiência de utilização, foi apresentado para conclusão do curso com o intuíto de  obter o grau de Psicólogo. Vale a pena passar os olhos no Portal dos Psicólogos e ler este e outros artigos. http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=TL0001&area=d8

METANÓIA

METANÓIA Escrito em forma de romance, o livro mostra por que os empresários devem mudar o jeito de encarar algumas situações rotineiras do mundo corporativo se quiserem obter sucesso. Até aí, nada de novo. A diferença é que Tranjan, ao longo do enredo, ilustra essa série de mudanças por meio da trajetória de Lucas. Uma a uma, as mudanças vão abrindo as portas para que o personagem consiga salvar a sua empresa. A grande lição é que os homens de negócios devem primar sempre pelo optimismo. Deixar de pensar em “sobreviver”, e passar a “prosperar”. Em vez de repetir antigos processos, inovar. Por fim, todo esse leque de mudanças é baptizado de “Metanóia”.

ADMINISTRACION DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRACION DE RECURSOS HUMANOS Biblioteca Para Direcction de Empresas

Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências

Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências

Este livro poderá servir de guia a Gestores de Pessoas e de Recursos Humanos no que se refere à Gestão por Competências.

Através de uma metodologia extremamente simples, o autor apresenta ferramentas práticas, acessíveis e realmente possíveis de serem implementadas...

Avaliação de competências não é avaliação desempenho

Avaliação de competências não é avaliação desempenho

Avaliação de Desempenho com foco em Competências - A Base para Remuneração por Competências - Rogerio Leme - Editora Qualitymark

"A princípio parecem ser as mesmas, mas na essência não são e isso tem gerado um grande problema", afirma o consultor organizacional Rogerio Leme

 Este livro apresenta uma ampliação do conceito de competências que vai para além do CHA - Conhecimento, Habilidade, Atitude - visualizando o que o colaborador efectivamente entrega à organização. Este conceito torna-se fundamental para que as empresas tenham argumentos precisos para avaliar o Desempenho do Colaborador, mas não como no método tradicional de AD mas, através da ADFC - Avaliação de Desempenho com Foco em Competências...

Welcome to the Organizational Zoo

Welcome to the Organizational Zoo

This book consists of humorous observations of the characteristics and behaviours of the creatures in your organizational Zoo. It provides some essential survival guidelines for the safari that is your career.

Administração de Recursos Humanos

Administração de Recursos Humanos  Administração de Recursos Humanos - Fundamentos Básicos - Idalberto Chiavenato / Esta obra incorpora os mais avançados conceitos da área de Recursos Humanos.

Sinopse

Este livro é o Guia para Gestores de Pessoas e de Recursos Humanos no que se refere a Gestão por Competências.

A ERA DA COMPETÊNCIA

A ERA DA COMPETÊNCIA Sinopse:
Em toda a Europa e nos Estados Unidos da América emerge uma nova lógica de organização das pessoas nas empresas com enormes repercussões ao nível do desenho das políticas de gestão organizacional e da sua regulamentação. Esta nova lógica - que, acreditamos, está na origem de uma nova «era»: a Era da Competência - procura conciliar as exigências de flexibilização do trabalho com as exigências associadas à competitividade das empresas e às mutações ocorridas no seio da organização do trabalho num contexto de Sociedade de Informação Globalizada.

Este livro propõe a aplicação - de uma forma inovadora - da Gestão pela Competência à Gestão de Recursos Humanos a partir da letra do novo Código do Trabalho pelo que apresenta um novo entendimento das políticas de GRH e constitui um road-map para a mudança nas organizações empresariais que ambicionem uma gestão de elevado desempenho.

O texto é sustentado também por múltiplos exemplos e ilustrações de aplicação a casos de sucesso, pelo que dirigentes ou técnicos responsáveis pela Gestão de Empresas, pela Gestão de Recursos Humanos, por Processos de Mudança Organizacional, ou os estudantes das áreas Empresarial/Organização, de Direito do Trabalho, de Sociologia do Trabalho, e todos os que se interessam pela implementação de uma Gestão baseada na Excelência, considerarão esta obra como extremamente útil e de grande interesse.

Gestão Empresarial: Comportamento Organizacional

Gestão Empresarial: Comportamento Organizacional

Este livro é o quarto de uma série focada nos mais importantes temas da Administração de Empresas. A obra reúne trabalhos de grande repercussão no público acadêmico e executivo, elaborados por pesquisadores, professores e executivos com grande experiência nos temas abordados.

"El círculo de la comunicación", ya en la calle

"El círculo de la comunicación" es el título del tercer volumen de la serie "Comunicación empresarial" de la editorial NetBiblo. Escrito por Federico Varona, el libro está compuesto por cuatro trabajos que versan sobre los procesos de retroalimentación y control de la gestión de la comunicación en las organizaciones, y uno de ellos es un estudio sobre los programas de sugerencias en las empresas españolas.(...) "El círculo de la comunicación", ya en la calle

Theories of Information Behavior is much more than a research guide. It is a compendium and an encyclopedia of theories, philosophies, and experiments in information behavior research conducted over the past four decades or so. The presentations are concise, and many are a delightful read, written by protagonists of that research.” –Tefko Saracevic, School of Communication, Information and Library Studies, Rutgers University

This unique book presents authoritative overviews of more than 70 conceptual frameworks for understanding how people seek, manage, share, and use information in different contexts. A practical and readable reference to both wellestablished and newly proposed theories of information behavior, the book includes contributions from 85 scholars from 10 countries. Each theory description covers origins, propositions, methodological implications, usage, links to related conceptual frameworks, and listings of authoritative primary and secondary references. The introductory chapters explain key concepts, theory–method connections, and the process of theory development.Theories of Informations behavior

June 2005/420 pp/hardbound

Gestão de competências utilizando os recursos da própia empresa

Gestão de competências utilizando os recursos da própia empresa Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências
Rogerio Leme - Editora Qualitymark

Sinopse

Este livro é o Guia para Gestores de Pessoas e de Recursos Humanos no que se refere a Gestão por Competências. Através de uma metodologia extremamente simples, o Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, o autor apresenta ferramentas práticas, acessíveis e realmente possíveis de serem implementadas, atendendo as seguintes expectativas:

Mapeamento de Competências

Avaliação com Foco em Competências

Treinamento com foco em Competências

Seleção por Competências

E ainda apresenta caminhos concretos para que sejam mensurados e comprovados os Resultados de Treinamentos.

Um dos destaques é a comprovação matemática da metodologia que elimina a subjetividade existente nos processos tradicionais de mapeamento. É a única metodologia comprovada matematicamente disponível na literatura.

Através de uma linguagem simples, esta obra atende o interesse e necessidades de Gestores de todos os portes de empresa, sem exceção, servindo também como referência para nível acadêmico.

Aplicação Prática de Gestão por Competências tem uma meta ambiciosa, porém realista: Fazer com que o leitor possa realmente implantar Gestão por Competências utilizando os recursos da sua própria empresa.


Vale a pena ver jogos e dinâmicas de grupo neste endereço Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências

Manual Pratico da Gestão de Recursos Humanos

Manual Pratico da Gestão de Recursos Humanos Manual Pratico da Gestão de Recursos Humanos

Para o sucesso da sua empresa é fundamental uma gestão eficaz dos recursos humanos

Um manual que lhe vai permitir optimizar os recursos humanos da sua empresa.
Elaborado por uma conceituada equipa de profissionais da área, disponibiliza-lhe de uma forma clara e pratica toda a informação necessária para construir uma equipa de sucesso.

Obra dirigida a:

- Directores e Técnicos de Recursos Humanos
- Gestores de Recursos Humanos
- Administradores
- Gerentes

Destaques:

Desenvolva o seu programa de acolhimento e integração
A Pesquisa de talentos
O Coaching / O Mentoring / O Counseling
A Avaliação da formação
Sistemas de avaliação de desempenho
Análise antecipatória de competências
Prémios de desempenho

Coordenação da Obra: Dr. Paulo Alcobia